Lula diz que foi 'um erro' falar de reeleição na Ásia: 'Tenho que falar no Brasil'
Presidente afirmou que vai disputar um quarto mandato nas eleições de 2026 tendo a mesma energia de quando tinha 30 anos

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (27) que foi "um erro" anunciar a sua candidatura à reeleição na quinta-feira (23), em Jacarta (Indonésia).
“Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia. Eu tenho que falar no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá. Foi um erro”, disse a jornalistas na Malásia, onde participou da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
+ Lula lidera cenários eleitorais em 2026 e aprovação do governo chega a 51,2%, diz AtlasIntel
Na última quinta-feira (23), Lula disse que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República nas eleições de 2026. "Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições", afirmou na ocasião.
Como mostram as últimas pesquisas eleitorais, o presidente está em um cenário positivo por parte do eleitorado nas últimas semanas. Segundo pesquisa da AtlasIntel, Lula venceria em todos os cenários apresentados em um possível segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Seu governo também apresenta 51,2% de aprovação dos eleitores entrevistados, enquanto 48,1% desaprovam.
O presidente venceu três de seis eleições à Presidência que disputou. Nesta segunda-feira (27), ele completa 80 anos de idade, ainda em viagem à Malásia. No país, ele se reuniu com o presidente Donald Trump para tratar sobre o tarifaço imposto aos produtos brasileiros importados.
+ Lula diz que vai disputar quarto mandato presidencial em 2026 e critica uso do dólar









