Política

Lula deve nomear chefe do Conselhão para articulação política no lugar de Glesi

Olavo Noleto foi secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais durante a gestão de Alexandre Padilha

Imagem da noticia Lula deve nomear chefe do Conselhão para articulação política no lugar de Glesi
Olavo Noleto | Marcelo Camargo/Agência Brasil
,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve escolher Olavo Noleto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), responsável pela articulação política do governo federal, segundo apurou o SBT News.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Pela legislação eleitoral, ministros que pretendem concorrer a cargos eletivos precisam se afastar das funções até seis meses antes do pleito. No caso de Gleisi, o prazo-limite é abril, o que abre espaço para a troca no comando da pasta estratégica do Palácio do Planalto.

Quem é Olavo Noleto

Noleto, 51 anos, nasceu em 27 de fevereiro de 1974. É formado em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e fez um curso superior sequencial de complementação de estudos em Gestão Pública.

Ele chefia atualmente o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão.

Antes disso, foi secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais de 2023 a 2024, durante a gestão de Alexandre Padilha e chegou a comandar o ministério de forma interina.

Olavo Noleto também foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República entre 2009 e 2015, nos governos Lula e Dilma Rousseff, além de secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social do Planalto entre 2015 e 2016.

Ele acumulou ainda experiência em administrações municipais, com passagens por Maricá (RJ), Aparecida de Goiânia (GO) e Goiânia (GO).

Além dos cargos executivos, Noleto integrou conselhos de empresas estatais, como a Transpetro e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Assuntos relacionados

Lula
Governo Lula
Eleições 2026

Últimas Notícias