Gleisi Hoffmann anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná
Ministra diz que decisão foi alinhada com a cúpula do PT; Hoffman terá de deixar o governo até abril para atender à legislação eleitoral


Jessica Cardoso
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou nesta quarta-feira (21) sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Paraná nas eleições de 2026. A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais.
No comunicado, Gleisi informou que a decisão foi tomada após conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, e com o diretor-geral da Usina de Itaipu, Ênio Verri.
Verri era um dos nomes cotados pelo partido para disputar uma vaga ao Senado pelo Paraná, mas abriu mão da candidatura a pedido de Lula, abrindo espaço para a pré-candidatura da ministra.
Para concorrer ao cargo de senadora, Gleisi deverá deixar o governo até o mês de abril. A legislação eleitoral estabelece um prazo máximo de seis meses antes do pleito para que autoridades que ocupam determinados cargos públicos deixem suas funções e possam disputar eleições.
Caso a candidatura se confirme, esta será a primeira vez que Gleisi disputará uma vaga no Senado. A ministra já foi eleita deputada federal em duas ocasiões, nas eleições de 2018 e 2022.








