Lula deve fazer novo exame de imagem na cabeça, neste domingo
Desde o acidente doméstico do último dia 19, presidente tem feito exames periódicos para avaliar situação de saúde; último exame apontou quadro estável
Raphael Felice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer mais um exame de imagem neste domingo (3) para avaliar o estado de saúde após o acidente doméstico sofrido no sábado do dia 19 de outubro. Ele levou cinco pontos na cabeça após cair no banheiro do Palácio da Alvorada.
+ FALSO: Elon Musk não visitou o Brasil em 2024 nem anunciou a construção de escolas no país
Devido ao ocorrido, Lula não pôde comparecer a duas viagens internacionais: a Cúpula dos Brics, no dia seguinte ao acidente do dia 19, e a viagem à Cúpula da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia, na última semana.
O presidente também cancelou a viagem à Cúpula do Clima (COP-29), marcada para o dia 11 de novembro, em Baku, no Azerbaijão, e enviará o vice-presidente, Geraldo Alckmin, para o evento.
Após ficar cerca de uma semana no Palácio da Alvorada, Lula foi liberado para a rotina normal de trabalho em Brasília na segunda-feira, dia 28 de novembro. No último exame de imagem, nesta quinta-feira (31), o presidente retirou os pontos e passou por uma nova bateria de avaliações médicas.
O quadro segue estável, mas ainda sem uma liberação expressa para viagens. O exame a ser realizado no domingo será o sexto do presidente da República desde o acidente.
Segundo fontes do governo, o foco do presidente é estar plenamente recuperado para o G20, no Rio de Janeiro, que será realizado entre os dias 18 e 19 deste mês.