Lula celebra 44 anos do PT e defende que sigla avance sem esquecer origem
PT foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980; atualmente, tem mais de 1,6 milhão de filiados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou neste sábado (10), no X, uma mensagem por ocasião do aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT), que completa 44 anos hoje. Na publicação, o presidente de honra da sigla diz que a legenda precisa "avançar ainda mais", mas sem esquecer de onde ela veio.
"Retornar às nossas raízes, ao mesmo tempo em que nos renovamos para vencer novos desafios da era digital. É preciso percorrer de novo o Brasil, ocupar as ruas, conversar com as pessoas nos bairros, igrejas, locais de trabalho, movimentos sociais, universidades. Jamais perder de vista a sabedoria do povo brasileiro. Mas é também preciso também promover o debate nas redes sociais. Combater o ódio, a desinformação e as fake news", acrescentou.
Ainda na mensagem, Lula ressalta que o PT "nasceu enfrentando a ditadura" e ajudou o país a vencer o regime. "O PT cresceu num momento em que o povo não tinha direitos. E com apenas oito anos de existência ajudou a gravar na Constituição os direitos do povo brasileiro".
+ Valdemar Costa Neto, presidente do PL, passa por audiência de custódia nesta sexta (9)
A presidente nacional da sigla, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), também publicou uma mensagem no X, hoje, por ocasião do aniversário. Segundo ela, o PT tem "desempenhado um papel fundamental na resistência democrática e na luta por justiça social, igualdade e dignidade para o povo brasileiro".
O PT foi fundado por um grupo formado por militantes de oposição à ditadura militar, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação. O Tribunal Superior Eleitoral o oficializou em 10 de fevereiro de 1980. Atualmente, possui mais de 1,6 milhão de filiados.