Política

Líder de Lula lista tarifa zero no transporte e fim da escala 6/1 como prioridades no Congresso em 2026

José Guimarães apresentou, em entrevista de fim de ano a jornalistas, balanço de 2025 e propostas para o ano eleitoral

Imagem da noticia Líder de Lula lista tarifa zero no transporte e fim da escala 6/1 como prioridades no Congresso em 2026
Deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara | Divulgação/Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputado, José Guimarães (PT-CE), apresentou nesta quinta-feira (18) um balanço em que coloca a tarifa zero nos transportes públicos e o fim da escala 6/1 como prioridades no Congresso em 2026.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os dois temas têm sido tratado no governo como bandeiras da campanha a reeleição de Lula.

O fim da escala 6/1 já está sendo tratado no Congresso. A tarifa zero ainda está em estudo na área econômica do Executivo.

“O fim da escala 6 por 1 é tema central. Essa matéria passa com bastante razoabilidade aqui na Câmara”, disse Guimarães em entrevista de fim de ano com jornalistas.

Sobre tarifa zero, disse que ela depende do impacto econômico e dos estudos do governo. “Não é um tema pra votar amanhã, mas é um tema relevante.”

Ainda na lista de perspectivas para 2026 na Câmara está a regulamentação dos transportes por aplicativo, tarefa agora a cargo do ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), e a votação da medida provisória que reduz os custos para emissão da CNH.

Além dos dois temas, Guimarães citou também como prioridades a votação de propostas de segurança pública, como a PEC da Segurança e o projeto de lei Antifacção.

O governo busca protagonismo em uma área em que a esquerda sempre teve dificuldade e que, hoje, é ponto central dos pré-candidatos de oposição a Lula.

Guimarães também listou como prioridades a regulamentação da inteligência artificial e da atuação econômica das big techs, temas com potencial de gerar estresse na relação do governo brasileiro com a administração de Donald Trump.

Sobre 2025, o líder do governo citou como pontos de maior acirramento a derrota de Lula no projeto do IOF, no primeiro semestre, ocasião em que o governo atingiu seu mais baixo ponto no ano na relação com o Congresso, e a escolha de Guilherme Derrite (PL-SP) para relatar o projeto de lei Antifacção.

A nomeação foi feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que passou um ano em altos e baixos na relação com o governo.

Derrite era secretário de Segurança Publica do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), nome cotado para disputar a Presidência da República contra Lula.

Últimas Notícias