Política
,
Lewandowski diz que crimes contra Estado de Direito não são passíveis de anistia
Ministro da Justiça acrescentou que delitos de condenados pelo 8/1 são imprescritíveis, "sobretudo quando envolvem grupos civis e militares armados"


SBT News
com informações da Reuters
• Atualizado em
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira (8) em evento para lembrar os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 que crimes contra o Estado Democrático de Direito não são passíveis de anistia.
"É necessário ressaltar que os crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito, como muito daqueles praticados naquela época recente do 8 de janeiro, conforme consta na Constituição e de decisão do Supremo Tribunal Federal, são imprescritíveis, impassíveis de indulto, graça ou anistia, sobretudo quando envolvem grupos civis e militares armados", disse.
O Congresso Nacional aprovou no fim do ano passado projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o chamado PL da Dosimetria.
Decisão presidencial ainda pode ser derrubada por deputados e senadores, e há chance de caso ser judicializado no Supremo Tribunal Federal (STF).
(Reportagem de Ricardo Brito)









