Juiz eleitoral suspende conta de Marçal no Instagram pela segunda vez neste sábado
Candidato pelo PRTB, o ex-coach havia criado uma nova conta para driblar decisão anterior
Após driblar a Justiça pela segunda vez, o candidato Pablo Marçal (PRTB) teve sua conta no Instagram bloqueada novamente. Foi o segundo bloqueio neste sábado. Mais cedo, uma outra conta dele na rede social havia sido bloqueada horas depois de ele divulgar um documento duvidoso sobre a internação de Guilherme Boulos (PSOL), seu adversário na disputa pela prefeitura de São Paulo.
+Moraes intima Marçal a depor sobre uso do X; mesmo vetado, candidato cria nova conta no Instagram
A decisão foi tomada novamente pelo juiz eleitoral de garantias da capital, Rodrigo Capez.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, o magistrado destacou que a criação da nova conta, logo após a proibição do perfil anterior, era uma tentativa de burlar a decisão judicial, além de ser um ato que desrespeita a dignidade da Justiça Eleitoral. Conforme o magistrado, isso se dá independentemente da natureza das postagens, que podem ser consideradas “infamantes ou difamatórias”.
Essa nova conta deverá permanecer inacessível por 48 horas, com a plataforma tendo um prazo de uma hora para cumprir a determinação. O juiz também alertou que, caso sejam identificadas novas tentativas de violação de suas ordens, o período de suspensão poderá ser ampliado para 15 dias, com prorrogação a cada nova infração.
Em nota, Marçal disse a decisão é "desproporcional e claramente política". "Essa medida visa silenciar o candidato e impedir que suas propostas cheguem aos eleitores", diz trecho do documento.
"Mais uma vez, tentam nos calar, mas não conseguirão calar a voz do povo", afirmou Pablo Marçal na manifestação enviada pela sua assessoria.