Internado na UTI, Bolsonaro tem boa evolução clínica e agradece orações
Novo boletim médico diz que ex-presidente continua em jejum, com nutrição venosa e sem previsão de alta

SBT News
Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou boa evolução clínica nas últimas 24 horas. De acordo com o último boletim médico divulgado neste domingo (20), ele permanece em acompanhamento pós-operatório, com a pressão arterial controlada, mas ainda sem previsão de alta.
Bolsonaro continua em jejum oral e recebe nutrição parenteral exclusiva, alimentação feita diretamente pela veia. Ele segue realizando sessões diárias de fisioterapia motora e outras medidas de reabilitação. Por recomendação médica, ainda não está autorizado a receber visitas e ainda não tem previsão de alta.
A cirurgia complexa, realizada no domingo passado (13), teve como objetivo tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, em consequência da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.
Leia íntegra do boletim médico de Bolsonaro divulgado neste domingo (20):
Brasília, 20 de abril de 2025
O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Encontra-se com a pressão controlada e com boa evolução clínica.
Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação.
Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.
Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior - Coordenador da Unidade de
Terapia Intensiva do Hospital DF Star
Dr. Brasil Caiado - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star
Nas redes sociais, o ex-presidente fez uma nova postagem neste domingo (20). Ele disse que está se recuperando bem, mesmo com as limitações do momento. Bolsonaro falou um pouco da rotina no hospital e detalhes do tratamento.
"Por enquanto, ainda sigo sem alimentação oral, recebendo nutrição por via venosa, e realizando sessões diárias e mais acentuadas de fisioterapia para acelerar minha recuperação. A recomendação médica é de repouso absoluto, sem visitas, e ainda não há uma data definida para alta da UTI."
"Hoje pela manhã retiraram o curativo na área dos pontos centrais para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen."
No fim da mensagem, Bolsonaro agradeceu as manifestações de carinho recebidas:
“Agradeço imensamente a todos que têm enviado orações e mensagens de apoio. Elas fazem diferença.”