Hugo Motta diz que projeto da reciprocidade pode ser votado ainda nesta semana
Presidente da Câmara afirmou que momento deve ser de união: "Não existe um Brasil de esquerda ou de direita"

Yumi Kuwano
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse, na sessão desta terça-feira (1º), que as forças políticas se unem para defender o Brasil na briga contra as taxas impostas pelos Estados Unidos.
Motta aguarda a chegada do Projeto de Lei da Reciprocidade, aprovado nesta terça no Senado, e pode colocá-lo em votação ainda esta semana. O projeto é uma resposta ao aumento da taxação de produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump.
"Este episódio entre os Estados Unidos e o Brasil deve nos ensinar que, nas horas mais importantes, não existe um Brasil de esquerda ou de direita, existe apenas o povo brasileiro e nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças", discursou.
+ Receita começa a receber declarações pré-preenchidas do Imposto de Renda
De acordo com o parlamentar, o momento é de agir com "desprendimento político, sem qualquer tipo de mesquinhez e agir com altivez, mas sem falsos heroísmos", para não ter impactos negativos para o povo.
A expectativa é que Motta se reúna com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) ainda nesta terça para discutir o avanço da proposta.
O texto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta manhã por 16 votos a zero, para autorizar o Brasil a adotar medidas contra países que imponham barreiras comerciais ou ambientais excessivas, após Trump anunciar novas tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros como aço e alumínio.