Política

Justiça mantém exigência de visto para haitianos que tenham parentes no Brasil

Juiz de Santa Catarina rejeitou pedido do Ministério Público, argumentando que a definição da política migratória cabe apenas ao Poder Executivo

Imagem da noticia Justiça mantém exigência de visto para haitianos que tenham parentes no Brasil
Visto no passaporte | Foto: Freepik

A Justiça Federal decidiu manter a exigência de visto para haitianos que querem migrar para o Brasil por reunificação familiar. A 9ª Vara Federal de Florianópolis rejeitou ação do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a dispensa do visto, e reforçou que a definição da política migratória cabe ao Poder Executivo.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O juiz Rodrigo Koehler afirmou que a análise dos pedidos de visto é essencial para a segurança nacional e para evitar fraudes na documentação. A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a exigência do visto e comprovou que não há omissão do governo na análise dos pedidos, e ainda ressaltou que o processo pode ser feito pela internet, sem necessidade de deslocamento até a embaixada brasileira no país, e é feito sem cobrança de taxas.

Segundo a decisão, a exigência do visto também impede a entrada de indivíduos que possam representar risco à segurança pública e para coibir o tráfico internacional de pessoas, especialmente de crianças desacompanhadas.

Assuntos relacionados

Visto
Haiti
Imigrantes
Política

Últimas Notícias