Governador de Santa Catarina diz que cidade com 80% de brancos se destaca "pela cor da pele da pessoas"
Áudio com declarações de Jorginho Mello foi divulgado por vereador da oposição. OUTRO LADO: Governador nega racismo e diz que tomará medidas judiciais
Vicklin Moraes
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) afirmou nesta quarta-feira (15), durante um evento tradicional na cidade de Pomerode, que o município se destaca "pela cor de pele das pessoas". De acordo com o censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 34.289 habitantes da cidade, 27.562 são brancos.
+ PEC da Segurança Pública não passa no Congresso, diz presidente da bancada da bala
O áudio da declaração foi divulgado pelo vereador Leonel Camasão (PSOL) nas redes sociais dele. Camasão também informou que seu partido está encaminhando uma denúncia à Procuradoria Geral da República, solicitando a abertura de um processo penal contra o governador.
As afirmações de Jorginho Mello foram feitas durante a 40ª Festa Pomerana:
"Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel e pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós".
O governador foi às redes sociais para se pronunciar. Jorginho Mello negou as acusações de racismo e afirmou que tomará as medidas judiciais cabíveis contra a oposição.
"É lamentável a tentativa de um vereador do PSOL de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode. Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis", afirmou Jorginho Mello em posicionamento.
O SBT News entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Estado que informou que no momento, a prioridade do governador é trabalhar para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nesta quinta-feira (16).