Gleisi Hoffmann afirma que governo vai encaminhar voto contra PL da Dosimetria: 'Grave retrocesso'
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pretende pautar o projeto ainda este ano, caso o texto seja aprovado pela Câmara dos Deputados

Sofia Pilagallo
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira (9) que o governo vai encaminhar voto contra o Projeto de Lei da dosimetria. A proposta quer reduzir as penas dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, além dos condenados do "núcleo crucial" da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Deputados deverão votar o Projeto de Lei da dosimetria nesta terça-feira (9). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse que pretende pautar ainda este ano a votação do PL da Dosimetria, caso o texto seja aprovado pela Câmara.
"É muito grave este retrocesso na sequência de um julgamento histórico, que pela primeira vez condenou os chefes de um atentado contra a democracia, incluindo um ex-presidente e oficiais generais", declarou Gleisi em publicação no X.
"O projeto contraria uma decisão em que o STF e o Brasil mostraram independência e soberania, além de fragilizar a legislação que protege a democracia contra tentativas futuras de golpe", acrescentou.
A votação do Projeto de Lei da dosimetria na Câmara foi articulada um dia depois da reunião entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e lideranças do centrão, na noite de segunda-feira (8). Nas redes sociais, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, informou que soube por fontes confiáveis que a articulação surgiu desse encontro.
Na semana passada, Flávio anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República e, no domingo (7), admitiu que havia a possibilidade de "não ir até o fim" com sua pré-candidatura, mas que a desistência teria um "preço". Perguntado objetivamente por jornalistas se a anistia era o preço de sua candidatura, sugeriu que sim, mas ressaltou que não era "só isso", sem dar mais detalhes.









