Genial/Quaest: 70% dos deputados são contra fim da escala 6x1, diz pesquisa
Levantamento também reúne opinião de parlamentares sobre propostas como ampliação da faixa de isenção do IR, taxação de super-ricos e PL dos supersalários

SBT News
Pesquisa Genial/Quaest feita com integrantes da Câmara dos Deputados mostra que 70% dos parlamentares são contra fim da escala de trabalho 6x1. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (2) traz opiniões de congressistas sobre diversos outros temas, como ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR), taxação de super-ricos e projeto de lei (PL) sobre supersalários do serviço público federal acima do teto constitucional.
Dos 14 temas selecionados na pesquisa para avaliação de congressistas, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê fim da escala 6x1, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), e a exclusão de verbas do Judiciário do limite de gastos são as que apresentam índices de rejeição mais altos na Câmara, ambas com 70% de opiniões contrárias.
Em terceiro lugar, com 53% de deputados contra, vem o PL que visa combater e tipificar supersalários no serviço público federal. A proposta sobre verbas do Judiciário traz menor percentual de parlamentares a favor, com 15%.
Na outra ponta, três propostas alcançam mais de 70% de posicionamentos positivos de deputados: elevação da faixa de isenção do IR (88%), exploração de petróleo na Amazônia (83%) e aumento de penas para roubos (76%).
+ "Governo declarou guerra ao Congresso", diz Zucco sobre decisão da AGU de judicializar IOF no STF
Três propostas mostram resultado polarizado entre congressistas: inclusão de verbas indenizatórias no teto constitucional (48% a favor e 38% contra), elevação da taxa de IR para super-ricos (44% a favor e 46% contra) e PEC da segurança pública (42% a favor e 42% contra).
A pesquisa Genial/Quaest reúne 203 entrevistas e foi realizada entre 7 de maio e 30 de junho, tanto online quanto presencial, com "questionários estruturados". A amostra de 203 nomes partiu de "extratos de região e posicionamento ideológico dos partidos". A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
+ Poder Expresso: entenda o impacto da decisão de Lula de ir ao STF contra derrubada do IOF
Veja propostas usadas na pesquisa e opiniões de deputados:



Veja algumas outras perguntas feitas a deputados na pesquisa:
"A política econômica do país está indo na direção..."
- Errada: 64%
- Certa: 28%
- Não sabem/não responderam: 8%
Avaliação da gestão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)
- Positivo: 68%
- Regular: 25%
- Negativo: 6%
- Não sabem/não responderam: 1%
"Motta irá colocar em votação o projeto de anistia?"
- Sim: 30%
- Não: 59%
- Não sabem/não responderam: 11%
Avaliação do trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF)
- Negativo: 48%
- Positivo: 27%
- Regular: 18%
- Não sabem/não responderam: 7%
"Frequência com que o STF invade as competências do Congresso?"
- Sempre: 49%
- Às vezes: 28%
- Raramente: 12%
- Nunca: 5%
- Não sabem/não responderam: 6%
"O Congresso vai aprovar impeachment de ministros do STF no futuro?"
- Sim: 22%
- Não: 65%
- Não sabem/não responderam: 13%