Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do STF
Ministro assume em 1º de outubro, no lugar de Cristiano Zanin; magistrado conduzirá os julgamentos dos demais núcleos da tentativa de golpe

Jessica Cardoso
O ministro Flávio Dino foi eleito nesta terça-feira (23) presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele sucede ao ministro Cristiano Zanin e tomará posse em 1º de outubro, com mandato de um ano à frente do colegiado.
A eleição ocorreu por votação simbólica e unânime, seguindo a tradição do tribunal de escolher o integrante mais antigo que ainda não tenha exercido a presidência da Turma.
Dino terá a missão de conduzir a fase final dos processos da tentativa de golpe de Estado, que envolvem a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete condenados do núcleo central.
Com a aprovação da ata do julgamento, começou a contar nesta terça-feira (23) o prazo de 60 dias para a publicação do acórdão. Só após essa etapa as defesas poderão apresentar recursos.
Além disso, caberá a Dino liderar os julgamentos dos demais núcleos envolvidos na trama, que envolvem militares, ex-integrantes do governo e aliados políticos de Bolsonaro.
+ Moraes pede que Zanin marque julgamento do núcleo 4 da tentativa de golpe