Política

“Fiquei sem sentir a perna e achei que tinha machucado algo”, diz vítima atingida por raio em protesto

Descarga elétrica caiu próximo à Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde seguidores de Nikolas Ferreira protestavam sob forte chuva; 30 pessoas ficaram feridas

Imagem da noticia “Fiquei sem sentir a perna e achei que tinha machucado algo”, diz vítima atingida por raio em protesto
Raquel Freire da Silva e esposo, Joseilton José da Silva | Divulgação/Francenildo Palácio/SBT
,
• Atualizado em

A servente Raquel Freire da Silva, de 47 anos, estava entre as pessoas atingidas por uma descarga elétrica durante uma manifestação realizada neste domingo (25), em Brasília. O raio caiu próximo à Praça do Cruzeiro, na região central de Brasília, onde estavam reunidos manifestantes do ato convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em meio a uma forte chuva.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Mais de 70 pessoas ficaram feridas, 30 foram hospitalizadas, 8 diretamente atingidas pela descarga elétrica, segundo o Corpo de Bombeiros.

Raquel participava da manifestação ao lado do marido, o vigilante Joseilton José da Silva, de 50 anos. Eles saíram de casa por volta das 9h e chegaram ao local pouco depois das 10h20. O acidente ocorreu por volta de 13h20, quando a chuva se intensificou.

Segundo Joseilton, o raio atingiu a área onde havia grande concentração de pessoas. Ele afirmou que o atendimento das equipes de emergência foi imediato.

“Houve essa descarga elétrica, esse raio, que acabou pegando muita gente que estava ali no local. Foi tudo muito rápido. Graças a Deus, a atuação do Corpo de Bombeiros e da polícia foi muito rápida. Não houve óbitos, mas várias pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento”, disse.

Raquel lembra apenas de parte do momento em que foi atingida. A vítima conta que perdeu as forças nas pernas e quase caiu. Segundo Raquel, a descarga elétrica foi sentida principalmente em uma das pernas.

“Eu lembro vagamente do raio ter caído. Eu estava com uma garrafa de água na mão, vi aquele clarão no chão e depois comecei a perder o sentido do corpo. Meu corpo ficou mole, sem força. Eu fui cair e bati a cabeça, mas meu esposo me segurou. Mesmo assim, eu não conseguia ficar em pé. Eu senti a descarga no meu pé e fiquei cerca de meia hora sem sentir a perna. Achei que tinha machucado alguma coisa”, relatou.

A situação foi agravada pelo frio e pela chuva intensa. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital de Base, em Brasília, onde recebeu atendimento.

“Foi muito angustiante, porque estava chovendo muito e não tinha lugar coberto. Muita gente estava passando mal por causa do frio. Fui socorrida rápido e, chegando ao hospital, também fui atendida rapidamente. O atendimento foi muito bom”, contou.

Joseilton também destacou o trabalho das equipes médicas.

“Desde os bombeiros até o hospital, todos se empenharam muito. O atendimento foi maravilhoso”, disse.

Após receber alta, Raquel afirmou que pretende ir para casa descansar e se recuperar.

“Estou bem, graças a Deus. Agora é ir pra casa, trocar de roupa, me esquentar e descansar”, concluiu.

Nikolas visita feridos

No início da noite deste domingo (25), após o encerramento da manifestação, o deputado Nikolas Ferreira, responsável por convocar seguidores pelas redes sociais, visitou feridos em um hospital do DF.

"Fiz questão de vir aqui pessoalmente mesmo após 255 quilômetros rodados", afirmou o deputado à jornalistas ao sair da unidade hospitalar.

O deputado foi cobrado por parlamentares governistas e chamado de irresponsável pelo deputado federal Lindberg Farias, líder do PT na Câmara, já que mateve a caminhada mesmo após os aletas para chuvas e raios feitos pelo Instituto de Meteorologia (Inmet).

Nikolas Ferreira rebateu as críticas:

"Mas aconteceu um incidente natural, não foi por uma irresponsabilidade nossa, não foi por falta de organização, não foi por tumulto. Foi literalmente algo que foge do nosso controle. E não poderia deixar de vir aqui prestar nossa solidariedade, dizer que tem muita gente orando para eles para que eles se recuperem logo e possa estar de volta aí para poder ajudar o nosso país", afirmou.

Nikolas chegou a fazer posts sobre a manifestação em suas redes sociais após o raio, mas não citou os feridos. A caminhada continuou em direção à Praça do Cruzeiro, perto da região central em Brasília, mesmo após o incidente, e terminou perto das 18h.

O raio

Um raio atingiu a região central de Brasília, neste domingo (25), próximo à Praça do Cruzeiro, onde se reuniam manifestantes que participavam de ato convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), oito pessoas precisaram de atendimento direto em decorrência da descarga elétrica. Pelo menos seis vítimas deram entrada no hospital em estado grave.

Chovia no momento e houve pânico e correria após o estrondo. Feridos foram encaminhados para atendimento hospitar em decorrência do acidente, com diversos sintomas, como torções e hipotermia. Ao menso 30 foram levadas ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e ao Hospital de Base.

O Corpo de Bombeiros informou que atendeu ao menos 72 ocorrências relacionadas ao evento.

Últimas Notícias