Raio atinge manifestantes em Brasília e 30 pessoas são encaminhadas para hospitais
Ao menos 8 vítimas receberam atendimento direto em decorrência da descarga elétrica, 6 estão em estado grave; cerca de 70 foram atendidas na Praça do Cruzeiro


Basília Rodrigues
Pedro Canguçu
Warley Júnior
Um raio atingiu a região central de Brasília, neste domingo (25), próximo à Praça do Cruzeiro, onde se reuniam manifestantes que participavam de ato convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), oito pessoas precisaram de atendimento direto em decorrência da descarga elétrica. Pelo menos seis vítimas estão em estado grave.
Chovia no momento e houve pânico e correria após o estrondo. Ao menos 30 pessoas foram encaminhadas para atendimento hospitar em decorrência do acidente, com diversos sintomas, de acordo com a Secretaria de Seguranã Pública do DF. Elas foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e ao Hospital de Base.
O Corpo de Bombeiros informou que atendeu cerca de 70 ocorrências relacionadas ao evento, incluindo torções no pé e pessoas que passaram mal durante a manifestação.
Entre as vítimas atingidas pelo raio, uma pessoa em estado grave apresentava tremores, dificuldade para falar e incapacidade de dobrar uma das pernas.
A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que fez uma orientação informal aos organizadores do protesto para que a manifestação fosse encerrada o quanto antes, a fim de evitar que mais pessoas ficassem expostas à chuva e a novas descargas elétricas.

Término de caminhada e protesto
Os manifestantes participavam de uma caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que chegou a Brasília neste domingo (25) após percorrer cerca de 240 quilômetros. A manifestação, descrita pelos organizadores como “em prol da liberdade”, estava prevista para a tarde. Por volta das 13h, o grupo passava pelo Eixo Monumental.
Segundo o capitão Robson, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, nem todas as vítimas foram atendidas em decorrência do raio.
“Nós tivemos uma situação de um raio que atingiu a região. Tivemos 72 vítimas atendidas, sendo que 30 foram transportadas para os hospitais. Dessas 30, oito foram vítimas diretas da descarga elétrica”, afirmou.
Ainda de acordo com o capitão, a maior parte dos atendimentos ocorreu por causas indiretas relacionadas ao clima.
“Tivemos diversas situações, como torções, mas a maioria dos casos foi de hipotermia, porque estava muito frio. Foi necessário o uso de mantas térmicas para preservar a temperatura das vítimas”, disse.
Não há informações sobre a presença de crianças entre os feridos, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros, divulgadas ao SBT News.










