Publicidade
Política

Fachin e Moraes assumem hoje como presidente e vice do STF em eleição simbólica

Cargo de presidência deve ser ocupado pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou a cadeira; posse acontecerá no final de setembro

Imagem da noticia Fachin e Moraes assumem hoje como presidente e vice do STF em eleição simbólica
Ministros do STF Alexandre de Moraes e Edson Fachin | Fellipe Sampaio/STF
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai eleger o presidente e o vice-presidente da Corte nesta quarta-feira (13) através de votação simbólica. O ministro Edson Fachin e Alexandre de Moraes ocuparão os respectivos cargos.

Fachin e Moraes ficarão os próximos dois anos no comando do STF. A posse deverá acontecer no final de setembro, assim que acabar o mandato do atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Ele ficará no cargo até 28 de setembro.

Em contraposição ao atual presidente do STF, Fachin deve adotar um estilo mais "discreto" de comando, já que, durante os anos, o ministro se mostrou resistente a declarações e entrevistas à imprensa.

Fachin, que foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015, deixará de ocupar a Segunda Turma do STF. Barroso, no entanto, deverá seguir para o colegiado. Enquanto Moraes continuará a fazer parte da Primeira Turma, responsável por julgar os responsáveis pela tentativa de golpe em 2022.

Eleições

As eleições acontecem por meio de um sistema eletrônico, no mês anterior ao fim do mandato do atual presidente. Como Barroso ficará no cargo até 28 de setembro, os ministros já estão prontos nesta quarta-feira (13) para a votação.

Para as eleições, é necessário que, no mínimo, 8 ministros estejam presentes. É eleito quem tiver o maior número de votos.

+Fachin diz que Lei Magnitsky contra Moraes é "ameaça e interferência indevida"

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade