Ex-ministro dos Transportes toma posse como secretário de Obras e Infraestrutura do DF
Valter Casimiro Silveira retorna ao governo Ibaneis Rocha (MDB) e vai priorizar áreas de urbanização nas regiões administrativas
O ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil Valter Casimiro Silveira tomou posse, nesta quinta-feira (4), como secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal. Ele substitui Luciano Carvalho, que ficou à frente da secretaria de 2020 a 2024.
Valter Casimiro Silveira é formado em ciências contábeis com especialização em administração financeira e atuou como ministro de 2 de abril de 2018 a 1º de janeiro de 2019, no governo Michel Temer (MDB). Foi secretário de Transporte e Mobilidade do DF de 1º de janeiro de 2019 a 13 de abril de 2023, também na gestão Ibaneis Rocha (MDB).
É servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde foi diretor-geral de 29 de abril de 2015 a 3 de abril de 2018, nos governos Dilma Rousseff (PT) e Temer, e diretor de infraestrutura aquaviária. Entre 1998 e 2006, Silveira ocupou a coordenação administrativa e financeira do Ministério da Previdência Social.
A reportagem perguntou ao Governo do DF qual o motivo da substituição do secretário de Obras e Infraestrutura, mas não obteve resposta..
O Palácio do Buriti ressalta que, no posto, Valter Casimiro Silveira tem a a missão de tocar projetos importantes de infraestrutura, como os do Sol Nascente e a continuidade do Corredor Eixo Oeste e da Avenida Hélio Prates.
"Temos muita coisa em andamento. E, claro, antes da gestão do governador Ibaneis Rocha, Brasília ficou muito tempo sem fazer obras", afirmou o novo secretário. De acordo com ele, esse período sem obras justifica a quantidade atual. "O governador pediu para que priorizasse principalmente as áreas de urbanização nas regiões administrativas, a exemplo do Sol Nascente, da 26 de Setembro, em Vicente Pires, para que a gente possa concluir a urbanização ou iniciar, no caso do Sol Nascente", acrescentou.
Ele salienta que, apenas em 2024, o GDF já tem R$ 2 bilhões destinados para a parte de obra.
"A ideia é que a gente consiga até o ano que vem o recurso necessário para poder concluir todas as obras que estão em andamento. Pelo menos essas a gente concluir e entregar para a população".