Publicidade
Política

"Estado brasileiro foi criado para beneficiar ricos e é eficiente nisso", diz ex-ministro da Educação

Renato Janine Ribeiro participou do Brasil Agora desta quinta-feira (14) e comentou nova edição do Prêmio Não Aceito Corrupção

Imagem da noticia "Estado brasileiro foi criado para beneficiar ricos e é eficiente nisso", diz ex-ministro da Educação
Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação
Publicidade

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), participou do Brasil Agora desta quinta-feira (14) e comentou a quarta e nova edição do Prêmio Não Aceito Corrupção, do instituto presidido por Roberto Livianu, procurador de Justiça em SP. A cerimônia está prevista para 25 de março.

+ PEC das Drogas: "Congresso agiu sintonizado com aspirações da sociedade", diz senador

Para Janine Ribeiro, o "estado brasileiro foi criado para beneficiar os ricos e continua sendo extremamente eficiente nisso".

"A mídia está atacando a Petrobras porque, em vez de usar os dividendos para beneficiar meia dúzia de bilionários, alguns deles estrangeiros, decidiu reinvestir na própria empresa e utilizar isso para o bem do Brasil", apontou, citando a recente polêmica envolvendo o não pagamento de dividendos extraordinários para acionistas da estatal.

"A corrupção é um elemento tão forte, que é comum que gente que diz combater corrupção fazer corrupção. Lembro que tivemos alguns presidentes eleitos, Jânio Quadros, Collor e mesmo Bolsonaro, acusados de práticas muito pouco ortodoxas. Chegamos recentemente à coisa patética da tentativa de vender joias dadas à República para benefício privado", continuou.

+ Brasil Agora entrevista senador Hiran Gonçalves sobre PEC das Drogas e CPI da Braskem; EUA negam extradição de Allan dos Santos

Janine Ribeiro, ministro da Educação no segundo governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), também fez críticas à operação Lava Jato, que completa dez anos em março de 2024, e às tentativas de desestabilizar e substituir a atual ministra da Saúde, Nísia Trindade.

"Lava Jato se apresentou como processo de combate à corrupção. Eu acreditei e, de repente, tentaram pegar R$ 3 bilhões da Petrobras pra criar instituto deles, que eles iam gerir, e para fazer carreira política, como alguns fizeram", apontou.

Janine Ribeiro disse que o Ministério da Saúde "é muito cobiçado". "Há tentativas constantes de tirar Nísia Trindade, quadro acadêmico da mais alta qualidade. Pra colocar algum político que esteja articulado com outros interesses", comentou.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade