Embaixada dos EUA no Brasil retoma emissão de vistos para estudantes com novas exigências
Agora é obrigatório manter perfis em redes sociais no modo público.

Soane Guerreiro
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, neste domingo (24.ago), que retomou a emissão de vistos para estudantes brasileiros, com uma nova exigência para aprovação. Por meio de uma publicação na rede social X, a embaixada especificou que os solicitantes dos vistos F, M e J deverão deixar as redes sociais abertas. A publicação diz:
"Agora é obrigatório deixar suas redes sociais em modo 'público' ao solicitar esses vistos. Agendamentos já foram retomados".
A postagem complementa ainda que a medida é para "permitir que sejam feitas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos".
O agendamento do serviço para essas categorias ficou suspenso temporariamente para que fosse feito o ajuste dessa nova exigência, anunciada pelos Estados Unidos em junho deste ano. A obrigatoriedade vale para todas as redes sociais que estejam em nome dos candidatos, sob risco de negativa por parte do consulado da liberação do documento.
Os vistos F, M e J são tipos de visto de não-imigrante para os EUA voltado para aqueles que desejam estudar no país. O visto F é voltado para estudantes em programas acadêmicos, como universidades e cursos de línguas. O visto M, para cursos técnicos. E o visto J, para participação em programas de intercâmbio.
Até agora, não há indicação de que a exigência será aplicada em categorias de visto norte-americano, como a de turismo e trabalho.