Publicidade
Política

Embaixada dos EUA critica Moraes durante julgamento de Bolsonaro

Publicação foi repostada no momento em que ministro votava no processo que apura tentativa de golpe de Estado

Imagem da noticia Embaixada dos EUA critica Moraes durante julgamento de Bolsonaro
Moraes e Trump | Divulgação/STF/Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil repostou, nesta terça-feira (9), uma mensagem que critica o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no mesmo momento em que ele apresentava seu voto no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

+ Moraes diz que Bolsonaro liderou organização criminosa; assista ao vivo

A ação apura uma tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023, que teria sido liderada por Bolsonaro. Em publicação no X (antigo Twitter), a embaixada destacou a celebração do 7 de Setembro, que marcou o 203º aniversário da Independência do Brasil.

+ "Afasto todas as alegações de nulidade apresentadas em relação à colaboração premiada", diz Moraes

“Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça”, afirmou a embaixada.

E acrescentou críticas ao magistrado:

“Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais — continuaremos a tomar as medidas cabíveis", completou o post.

A postagem foi acompanhada de uma imagem de manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (7), quando apoiadores de Bolsonaro exibiram bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. A mensagem original havia sido publicada no dia anterior (8) por Darren Beattie, subsecretário para Diplomacia Pública do Departamento de Estado.

Contexto recente

Na semana passada, o presidente Donald Trump afirmou que impôs tarifas ao Brasil porque o país estaria "fazendo algo muito infeliz".

"Eu amo o povo brasileiro. Temos um ótimo relacionamento com o povo brasileiro, mas o governo do Brasil mudou radicalmente. Foi muito para a esquerda, tornou-se radicalmente de esquerda, e isso está prejudicando muito o Brasil. Estão indo muito mal”, declarou Trump na Casa Branca.

Em entrevista exclusiva ao SBT, o presidente Lula disse que o tarifaço imposto pelo governo norte-americano ao Brasil é político, e que o presidente Donald Trump não quer dialogar com o Brasil.

"Ele não quer conversar. Eu tenho Alckmin, Haddad e Mauro Vieira para conversar. Não têm interlocutor", disse, referindo ao vice-presidente, ao ministro da Fazenda e ao ministro das Reações Exteriores do Brasil.
Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade