Política

Em meio à crise com Planalto, Senado deve votar pauta-bomba de aposentadoria integral a agentes de saúde

Projeto está pautado para esta terça (25) no plenário da Casa; impacto deve ser de R$14 bilhões nas contas públicas

Imagem da noticia Em meio à crise com Planalto, Senado deve votar pauta-bomba de aposentadoria integral a agentes de saúde
Senado Federal | Marcos Oliveira/Agência Senado
• Atualizado em
Publicidade

O Senado deve votar nesta terça-feira (25) um projeto que concede aposentadoria integral para mais de 400 mil agentes comunitários de saúde e de endemias. O projeto pode ter um impacto bilionário nas contas públicas e é muito criticado pelo governo federal.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A proposta reacende o atrito entre Executivo e Senado: enquanto o próprio relator, senador Wellington Fagundes (PL-MT), alerta para um impacto potencial de até R$ 14 bilhões, ele também sustenta o argumento oposto.

O parlamentar afirma que a atuação dos agentes na prevenção de doenças reduziria internações, gastos com medicamentos de alto custo e pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o que, segundo ele, poderia gerar economia equivalente ou até superior ao impacto previdenciário.

Por conta do valor envolvido, o projeto já foi bastante criticado pela equipe econômica do governo Lula (PT). A votação ocorre após o presidente indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e receber críticas no Senado. Messias ainda precisa passar por sabatina na Casa.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade