Eleições Municipais 2024: Ex-deputados lideram disputa pela prefeitura de Porto Velho; conheça os pré-candidatos
Mariana Carvalho está com 40,3% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Léo Moraes, aparece com 20,4%
A corrida eleitoral pela Prefeitura de Porto Velho, capital de Rondônia, conta com pelo menos dez pré-candidatos. A disputa é liderada pela ex-deputada federal, Mariana Carvalho (União Brasil), que tem 40,3% da preferência do eleitorado. Na sequência, aparece o também ex-deputado federal, Léo Moraes (Podemos), com 20,3%. Os dados foram divulgados pelo Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira (15). A margem de erro da pesquisa é de 3,8% para mais ou para menos.
Em terceiro vem o professor universitário e advogado Vinicius Miguel, com 5,8%; Euma Tourinho (MDB), 3,4%; Marcelo Cruz (PRTB), 3,1%; Benedito Alves (Solidariedade), 2,8%; Célio Lopes (PDT), 2,4%; Valdir Vargas (PP), 1,3%; Samuel Costa (Rede), 0,7% e Ricardo Frota (Novo), 0,4%. Desse total, 10,4% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 9% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ainda aponta que Léo Moraes lidera a rejeição, seguida de Mariana Carvalho. Além disso, o impacto de uma possível indicação do ex-Presidente Jair Bolsonaro a algum dos candidatos sofreria maior influência nos eleitores porto-velhenses, com 34,2%. Uma indicação do presidente Lula, influenciaria 14,2% dos entrevistados, atrás do atual governador do estado, Marcos Rocha (União Brasil) e do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
As candidaturas em todo o Brasil devem ser oficializadas até o dia 15 de agosto. Em ordem alfabética, saiba mais sobre os pré-candidatos à prefeitura de Porto Velho:
Benedito Alves (Solidariedade)
Formado em Ciências Contábeis e Direito, Benedito é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). Ele já atuou profissionalmente como policial, advogado e secretária municipal e estadual, nas áreas de finanças e educação.
Benedito nasceu em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, e também morou no Paraná, apesar de ter trilhado toda sua trajetória acadêmica e em cargos políticos no estado de Rondônia.
Célio Lopes (PDT)
Advogado previdenciário, ele exerceu cargos nas diretorias local, regional e na nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), além de ser integrante da Juventude do partido.
Ele também já foi superintendente de Rondônia da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Euma Tourinho (MDB)
Juíza aposentada, atualmente ela é presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia. Além disso, exerceu diversos cargos na área jurídica de Rondônia e de São Paulo.
Apesar não ter exercidos cargos políticos, já recebeu honrarias como o Voto de Louvor da Câmara Municipal de Porto Velho e a Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira.
Léo Moraes (Podemos)
Nascido em Foz do Iguaçu, no Paraná, ele é formado em Direito em uma faculdade do estado, mas exerceu todos os seus cargos políticos em Rondônia.
Foi vereador de Porto Velho, além de deputado federal e estadual, onde participou da comissões de Constituição e Justiça, Segurança, além de presidir a Comissão de Direitos Humanos.
Mariana Carvalho (União Brasil)
Formada em Medicina e em Direito, Mariana é nascida em São Paulo, mas foi eleita deputada federal por dois mandatos consecutivos pelo estado de Rondônia.
Como parlamentar, presidiu a Comissão Externa sobre o Enfrentamento à Covid-19 e a Comissão Especial sobre o Código Brasileiro de Energia Elétrica.
Ricardo Frota (Novo)
Advogado, jornalista e analista político, ocupou cargos na Justiça Federal, também foi subprocurador da Câmara Municipal de Porto Velho.
Tentou o cargo de vereador pelo PR (atual PL) nas eleições de 2012, mas não conseguiu ser eleito.
Samuel Costa (Rede)
Já atuou como professor de Ciência Política, jornalista, advogado e apresentador de televisão. Se apresenta como militante dos Direitos Humanos desde os 16 anos.
Apesar de nunca ter exercidos cargos políticos, vincula sua atuação política à valorização do jovem da periferia e da defesa do direito à moradia para famílias porto-velhenses.
Valdir Vargas (PP)
Empresário, advogado e produtor rural, ele se licenciou do cargo de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep) para tentar a prefeitura da capital de Rondônia.
Ele atuou também como presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), após empreender no setor alimentício.
Vinicius Miguel (PSB)
Professor de Direito na Universidade Federal de Rondônia, Vinicius também atua em pesquisa na área de saúde mental no Brasil e na América Latina, com a organização da Sociedade Civil Desinstitute.
Além disso, foi membro da Anced Brasil (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente).