Mesmo sem apoio de Lula, esquerda faz atos pelo Brasil: veja como foi
Principais manifestações lembraram 60 anos do golpe militar e pediram para não ter anistia para golpistas do 8 de janeiro
Movimentos de esquerda promoveram atos “pró-democracia” em diversos estados brasileiros neste sábado (23). Fotos e vídeos nas redes sociais mostram que as manifestações não levaram grandes públicos às ruas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se distanciou dos atos.
Os protestos foram anunciados por movimentos de esquerda e partidos após ato bolsonarista na Avenida Paulista, em São Paulo.
A pauta das manifestações deste sábado foi "a defesa da democracia brasileira de uma extrema-direita que tenta a todo custo assumir o poder para atuar em causa própria, mesmo que às custas de vidas, como ficou comprovado nos atos de 8 de janeiro de 2023".
Entre as principais reivindicações dos presentes estavam a lembrança dos 60 anos do golpe militar e o pedido para não haver anistia aos presos e investigados pelo 8 de janeiro. Também foram registradas manifestações em repúdio a Israel e favoráveis à Palestina no contexto da guerra na Faixa de Gaza.
Os principais atos ocorreram em Salvador e em São Paulo. Também foram convocadas manifestações em outras 22 cidades no Brasil e no exterior, em capitais como Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza e Lisboa (Portugal).
Salvador
Na capital baiana, o evento contou com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-RS), e do governador Jerônimo.
Em São Paulo, mesmo com chuva, alguns manifestantes marcaram presença. A organização estimou cerca de 1.600 pessoas no ato, realizado no Largo São Francisco.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, os atos foram lembrados pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).
Recife
Em Recife, os atos contra a anistia a quem participou dos atos golpistas de 8 de janeiro foram realizados na Praça do Derby.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte o ato contou com a participação do deputado federal Rogério Correia (PT-MG)
Curitiba