Dino determina que governo envie mais bombeiros para combater incêndios no país
Ordem deve ser cumprida em até cinco dias; número será definido pelo Ministério da Justiça
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou nesta terça-feira (10) que o governo convoque imediatamente mais bombeiros para combater os incêndios no país. A decisão foi tomada após uma audiência de conciliação, no STF, para discutir as ações do governo em relação às queimadas.
O número de agentes para a Força Nacional deve ser definido pelo Ministério da Justiça deve definir a quantidade de bombeiros e informar ao Supremo. A ordem deve ser cumprida no prazo de cinco dias.
+ Quase 76% dos incêndios da América do Sul estão no Brasil, segundo Inpe
Além disso, de acordo com o ministro, às polícias Federal e civis, além da Força Nacional, Ministério Público e o Poder Judiciário, devem realizar um mutirão para investigar e combater as causas de incêndios criminosos em 20 municípios — que respondem por cerca de 85% dos focos de incêndios de todo o país — listados pela Advocacia-Geral da União (AGU).
+ Ibama reforça atuação na fronteira com a Bolívia para combater focos de incêndios
Representantes da União, entidades da sociedade civil e os partidos autores das ações que estão em discussão no STF participaram da reunião.
Desde a última quinta-feira (5), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviou mais de 60 bombeiros e aeronaves para a missão humanitária na fronteira com a Bolívia de combate aos focos de incêndios que potencialmente avançariam até o pantanal brasileiro.