Desoneração de municípios contribui para gestores conseguirem fazer o básico ao cidadão, diz Pacheco
Presidente do Senado defendeu a medida em discurso na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
G
Guilherme Resck
21/05/2024, 16:15 • Atualizado em 21/05/2024, 17:48
compartilhar
Rodrigo Pacheco discursa na Marcha dos Prefeitos 2024 | Reprodução/YouTube
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira (21) que a desoneração da folha de pagamento de municípios contribui para as gestões municipais conseguirem fazer o básico para os cidadãos. A declaração foi feita durante discurso na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"Dizer aos prefeitos que é muito importante neste mundo hoje polarizado e de muitas chamadas narrativas, sobretudo de rede social, de fazer chegar a cada munícipe do município que os senhores são prefeitos a compreensão de que o trabalho de vocês a favor da desoneração não é uma expressão de irresponsabilidade fiscal ou alguma benesse em proveito próprio", falou Pacheco.
"É um instrumento neste instante, de redução de 20% para 8% de alíquota da previdência, de se fazer o básico para aquele cidadão que mora no seu município".
Como básico, ele se referia, por exemplo, à resolução de problemas de educação, de saúde e de infraestrutura.
"Esse dinheiro não está indo para um lugar que não interessa ao povo brasileiro. Ele está indo, a economia disso, para a aplicação nos municípios, onde, já dizia Franco Montoro, as pessoas vivem", acrescentou.
No discurso, ele reconheceu "a sensibilidade" que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve em relação ao "aparente conflito" envolvendo a desoneração da folha de pagamento. Pacheco ressaltou que o governo federal entendeu a importância de mantê-la neste ano.
"Evidente que agora nos resta fazer o que fizemos até aqui, presidente Lula e todos os ministros [presentes], sentarmos à mesa e avaliarmos a situação dos municípios. 8% em 2024, como será então a reoneração?", declarou.
Ele prosseguiu: "E uma discussão mais ampla sobre a previdência social, que pode ser ser feita de fato para poder resolver definitivamente o problema dos municípios".
Pacheco disse considerar que há condições de se resolver o problema da dívida previdenciária dos municípios, com alongamento do parcelamento, redução de juros e limitação da parcela num percentual da receita corrente líquida dos municípios. "Acho que é uma medida de fato que o governo pode capitanear e fazer esse gesto federativo para os municípios brasileiros".
Desoneração de municípios contribui para gestores conseguirem fazer o básico ao cidadão, diz PachecoPresidente do Senado defendeu a medida em discurso na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos MunicípiosPolítica2024-05-21T16:15:41.884ZO presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira (21) que a desoneração da folha de pagamento de municípios contribui para as gestões municipais conseguirem fazer o básico para os cidadãos. A declaração foi feita durante discurso na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. "Dizer aos prefeitos que é muito importante neste mundo hoje polarizado e de muitas chamadas narrativas, sobretudo de rede social, de fazer chegar a cada munícipe do município que os senhores são prefeitos a compreensão de que o trabalho de vocês a favor da desoneração não é uma expressão de irresponsabilidade fiscal ou alguma benesse em proveito próprio", falou Pacheco. "É um instrumento neste instante, de redução de 20% para 8% de alíquota da previdência, de se fazer o básico para aquele cidadão que mora no seu município". Como básico, ele se referia, por exemplo, à resolução de problemas de educação, de saúde e de infraestrutura. "Esse dinheiro não está indo para um lugar que não interessa ao povo brasileiro. Ele está indo, a economia disso, para a aplicação nos municípios, onde, já dizia Franco Montoro, as pessoas vivem", acrescentou. No discurso, ele reconheceu "a sensibilidade" que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve em relação ao "aparente conflito" envolvendo a desoneração da folha de pagamento. Pacheco ressaltou que o governo federal entendeu a importância de mantê-la neste ano. "Evidente que agora nos resta fazer o que fizemos até aqui, presidente Lula e todos os ministros [presentes], sentarmos à mesa e avaliarmos a situação dos municípios. 8% em 2024, como será então a reoneração?", declarou. Ele prosseguiu: "E uma discussão mais ampla sobre a previdência social, que pode ser ser feita de fato para poder resolver definitivamente o problema dos municípios". Pacheco disse considerar que há condições de se resolver o problema da dívida previdenciária dos municípios, com alongamento do parcelamento, redução de juros e limitação da parcela num percentual da receita corrente líquida dos municípios. "Acho que é uma medida de fato que o governo pode capitanear e fazer esse gesto federativo para os municípios brasileiros". São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/desoneracao-de-municipios-contribui-para-gestores-conseguirem-fazer-o-basico-ao-cidadao-diz-pacheco