Depois de levar soco em debate, marqueteiro de Nunes pede proteção à Justiça
Caso foi registrado na polícia como lesão corporal. Assessor de Pablo Marçal agrediu Duda Lima com soco no rosto durante transmissão ao vivo
Alvo de um soco no rosto durante debate eleitoral na noite dessa segunda-feira (23), o marqueteiro Duda Lima pediu à Justiça medidas para se proteger de uma eventual nova agressão por parte de Nahuel Medina, assessor de Pablo Marçal (PRTB). Duda Lima trabalha na campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição em São Paulo.
+ Assessor de Marçal diz que deu soco em marqueteiro de Nunes para se defender
+ Nunes, Boulos e Marçal estão em empate técnico triplo em São Paulo; afinal, o que isso significa?
A informação sobre o pedido de medidas cautelares protetivas para Duda Lima foi confirmada pelo advogado Daniel Bialski, que representa o marqueteiro. A Justiça ainda não tomou uma decisão.
O caso foi registrado como lesão corporal no 16º Distrito Policial, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, e encaminhado para o Juizado Especial Criminal. No boletim de ocorrência, está registrado que Duda Lima se sente "temeroso quanto a sua integridade física" e pediu "medidas de proteção para que o agressor mantenha distância".
Nahuel Medina deu um soco em Duda Lima ontem durante o debate do Flow entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, que era transmitida pela internet direto de um clube na capital paulista. Os dois assessores estavam na sala com os candidatos, atrás das câmeras.
Veja as cenas da agressão durante debate do Flow:
O soco em Duda Lima aconteceu logo depois de Marçal ser expulso pelo mediador Carlos Tramontina por descumprir as regras do debate.
Nahuel Medina, de 26 anos, foi contido até a chegada da Polícia Militar e levado para a delegacia. O caso foi registrado como lesão corporal pela no 16º Distrito Policial, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, e encaminhado para o Juizado Especial Criminal.
Seis pontos no rosto
Duda Lima, de 51 anos, foi levado para o hospital, onde recebeu seis pontos no corte, passou por exames e atendimento médico.
Para a polícia, o marqueteiro relatou que estava em uma roda com outros assessores, quando foi "surpreendido pelas costas, com um golpe de soco violento na face", informa o boletim de ocorrência.
"Em virtude do golpe, se desequilibrou e foi projetado ao solo, sendo socorrido pelo assessor de umas das candidatas, o qual impediu a sua queda. Com o impacto, seus óculos quebraram e o chão ficou inteiramente ensanguentado. Da agressão, restou com lesões no olho e face, sensação de vertigem e desequilíbrio."
Quem é Duda Lima?
O marqueteiro Duda Lima integra a equipe do prefeito Ricardo Nunes há um ano e meio. Ainda antes da campanha eleitoral de 2024, o profissional já atuava orientando estratégias políticas e de comunicação de Nunes. Cabia a ele traçar cenários eleitorais e apresentar ao prefeito e a aliados.
Agora durante a eleição, Duda coordena as estratégias políticas da campanha de Nunes e, durante os debates, está no pequeno grupo autorizado a acompanhar o prefeito de perto, dentro do estúdio.
Antes de trabalhar com Nunes, Duda Lima foi o responsável pela campanha de Jair Bolsonaro em 2022, quando o então presidente tentou a reeleição, mas acabou derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Duda Lima trabalhou por anos como marqueteiro do PL, partido comandado por Valdemar Costa Neto e a que Bolsonaro é filiado.
O marqueteiro de Nunes foi citado, em agosto do ano passado, na CPMI do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional. O hacker Walter Delgatti disse em depoimento aos parlamentares que Duda Lima foi quem pediu a ele para fazer manobras que expusessem uma suposta falta de segurança das urnas eletrônicas. Duda Lima negou que tenha tido a conversa com Delgatti.