Datafolha: 6 em cada 10 pardos não se consideram negros
Assim como pessoas pretas, pardos também são considerados negros, mas grupo é heterogêneo e muitas pessoas se enxergam de forma diferente
Uma pesquisa do Instituto Datafolha para o mês da Consciência Negra mostra que 60% das pessoas que se autodeclaram pardas no Brasil não se consideram negras, enquanto 40% se consideram. Mesmo entre pessoas pretas, 4% não se consideram parte da população negra, e 96% sim.
+ Pequena África: região portuária do Rio de Janeiro reúne legados da cultura negra
Em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Estatuto da Igualdade Racial. Desde então, por lei, pessoas que se autodeclaram pardas e pretas compõem a população negra do Brasil.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios do país, entre os dias 5 e 7 de novembro. Foram incluídas no levantamento capitais do país, cidades de regiões metropolitanas e do interior de todas as regiões do Brasil.
+ Estudo revela que 8 em cada 10 homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros
A margem de erro do levantamento, no geral, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para pretos, a margem é de 5 pontos; de 4 pontos para brancos e de 3 para pardos.