Publicidade
Política

Datafolha: 39% dos brasileiros se identificam como petistas e 37%, como bolsonaristas

A pesquisa configura um empate técnico, ou seja, a diferença está dentro da margem de erro do levantamento

Imagem da noticia Datafolha: 39% dos brasileiros se identificam como petistas e 37%, como bolsonaristas
Datafolha: O número de petistas apresentou uma alta em relação à pesquisa anterior, feita em junho, quando o índice era de 35% | Reprodução
Publicidade

Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (8), revela que o Brasil segue politicamente dividido. Segundo o levantamento, 39% dos brasileiros se identificam como petistas, enquanto 37% se declaram bolsonaristas, configurando um empate técnico, dentro da margem de erro. + Eleições 2026: Lula lidera cenários de 1º turno e empata com Bolsonaro e Tarcísio no 2º, diz Datafolha

O número de petistas apresentou uma alta em relação à pesquisa anterior, feita em junho, quando o índice era de 35%. Já o percentual de bolsonaristas se manteve estável em 35%. Junho foi o primeiro levantamento em que houve empate entre os grupos.

A coleta de dados ocorreu nos dias 29 e 30 de julho, antes da decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na última segunda-feira (4). No entanto, a pesquisa já captava o impacto de medidas anteriores, como o uso da tornozeleira eletrônica e outras restrições judiciais.

Ainda segundo a pesquisa, 18% dos entrevistados se disseram neutros, 5% afirmaram não apoiar nenhum dos dois grupos e 1% não soube responder. Ao todo, foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios do país.

+ Lula sanciona com 63 vetos projeto que flexibiliza regras de licenciamento ambiental

Polarização cresce

O levantamento também mostra que a polarização política aumentou. A soma de brasileiros que se dizem petistas ou bolsonaristas chegou a 76%, contra 70% registrados na pesquisa anterior.

+ Alckmin destaca negociação sobre minerais e conversas com big techs como caminho para enfrentar tarifaço

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou índice mais baixo se comparada a seus mandatos anteriores, registrando 40% de reprovação e 29% aprovação, cenário que indica estabilidade nos índices.

Série histórica

Segundo a série histórica do instituto, os petistas atingiram seu pico de popularidade com 41% de identificação em três momentos: dezembro de 2022, março de 2023 e março de 2024. Já os bolsonaristas alcançam agora, com os 37% atuais, o maior índice da série.

A maior vantagem dos petistas sobre os bolsonaristas foi registrada em março de 2023 e março de 2024, com diferença de 10 pontos percentuais. Desde então, essa margem vem diminuindo, até o empate verificado em junho de 2025 e confirmado agora.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade