Política

Datafolha: 22% acham que Bolsonaro deveria apoiar Michelle, 20%, Tarcísio, e 8%, Flávio

Pesquisa foi realizada antes do anúncio de que senador seria candidato; entre bolsonaristas, preferência pela ex-primeira-dama chega a 35%

Imagem da noticia Datafolha: 22% acham que Bolsonaro deveria apoiar Michelle, 20%, Tarcísio, e 8%, Flávio
Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) | Divulgação/PL Mulher, Paulo Guereta/Governo do Estado de São Paulo e Edilson Rodrigues/Agência Senado
• Atualizado em

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desse sábado (6) aponta que, para 22% dos eleitores brasileiros, Michelle Bolsonaro (PL) deveria ser escolhida por Jair Bolsonaro (PL) para concorrer a presidente nas eleições de 2026, enquanto 20% preferem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e 8% disseram nome do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente preso.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Levantamento ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais de 2 a 4 de dezembro, antes de o filho "01" de Bolsonaro afirmar ter sido escolhido pelo pai para disputar eleição presidencial de 2026. Anúncio foi realizado na última sexta (5). Preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, Jair Bolsonaro está inelegível até 2060. Margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Em julho, Datafolha mostrou que 23% citavam Michelle como nome que deveria ser indicado pelo ex-mandatário para concorrer à Presidência da República. Tarcísio tinha 21%. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), tinha 10% e subiu para 12%. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi de 11% para 9%, enquanto Flávio caiu de 9% para 8%. Veja números e nomes da pesquisa:

Datafolha: quem Jair Bolsonaro deveria apoiar na eleição presidencial de 2026?

  • Michelle Bolsonaro (PL): 22%;
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 20%;
  • Ratinho Junior (PSD): 12%;
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP): 9%;
  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ): 8%;
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 6%;
  • Romeu Zema (Novo): 4%;
  • Lula (PT): 1%;
  • Nenhum: 10%;
  • Não sabem: 8%.

Michelle também lidera quando essa pergunta é feita a bolsonaristas: 35% acham que Jair deveria escolher a ex-primeira-dama para disputar Presidência. Já 30% preferem Tarcísio, o que indica empate técnico na margem de erro específica calculada pelo Datafolha.

Ainda no segmento de apoiadores de Bolsonaro, Eduardo aparece com 14% e Flávio, 9%. No fim da lista, vêm governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4%, e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 2%.

Nova pesquisa Datafolha também mostra que 50% dos eleitores ouvidos não votariam em nenhum nome indicado pelo ex-presidente Bolsonaro. Já 26% dizem o contrário, que certamente dariam voto para qualquer candidato ou candidata com apoio do ex-mandatário; 21% disseram talvez e 3% não souberam responder.

Em pesquisa espontânea para eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é lembrado por 24%, enquanto Jair Bolsonaro fica em segundo lugar, com 7%. Tarcísio (2%) e Ratinho Junior (1%) empatam dentro da margem de erro. Já 54% não souberam responder.

Últimas Notícias