Publicidade
Política

Congresso vota nesta quinta (13) proposta de mudanças em emendas parlamentares

Medida foi uma exigência do ministro Flávio Dino para dar mais transparência ao dinheiro repassado; acordo já foi homologado pelo STF

Imagem da noticia Congresso vota nesta quinta (13) proposta de mudanças em emendas parlamentares
Plenário do Congresso Nacional faz nesta quinta (13) primeira sessão deliberativa em 2025 | Divulgação/Antônio Cruz/Agência Brasil
,
Publicidade

O Congresso Nacional realiza nesta quinta-feira (13), às 10h, uma sessão conjunta para referendar o acordo que liberou o pagamento das emendas parlamentares. A resolução foi uma exigência do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), e já teve o aval da Corte.

É uma tentativa dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de cumprir as exigências do ministro em reforçar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares, incluindo as de bancada (RP7), de comissão (RP8) e de relator (RP9). Esse é o único item da pauta.

+ Primeira Turma do STF forma maioria para tornar réus deputados do PL denunciados por desvio de emendas

O STF já homologou, na semana passada, o plano de trabalho apresentado pelo Executivo e pelo Legislativo. Conforme o texto, no caso das emendas de comissão, serão implementadas atas e planilhas padronizadas para registro e aprovação. Para as emendas de bancada, haverá mais detalhamento sobre a autoria das propostas e sua execução.

Já para as emendas de relator, o plano prevê a integração dos dados de solicitantes e beneficiários ao Portal da Transparência. Segundo o documento, a medida visa permitir o rastreamento completo dos repasses, inclusive daqueles realizados entre 2020 e 2022.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), já há um acordo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar o texto.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade