Publicidade
Política

Comissão do Senado deve votar regulamentação de cigarros eletrônicos nesta terça (20)

Colegiado de Assuntos Econômicos tentou discutir pauta no 1º semestre, mas sem sucesso

Imagem da noticia Comissão do Senado deve votar regulamentação de cigarros eletrônicos nesta terça (20)
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Publicidade

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar nesta terça-feira (20) o projeto de lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta os cigarros eletrônicos. A matéria está na pauta do colegiado, cuja reunião está prevista para começar às 10h.

Os senadores tentaram votar o texto mais de uma vez no primeiro semestre de 2024, mas o tema enfrenta divergências entre os parlamentares.

+ Substância parecida com a anfetamina é encontrada em cigarros eletrônicos no Brasil, diz pesquisa

O projeto, da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), havia entrado em pauta pela última vez no dia 09 de julho, mas não seguiu adiante após a aprovação de um requerimento apresentado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que pedia o adiamento para 20 de agosto, para maior discussão sobre o tema.

Uma sessão temática na última terça (13) debateu a matéria no Senado. Entre os defensores, o argumento é de que a regulamentação dos cigarros eletrônicos representa uma possível arrecadação anual de R$ 2,2 bilhões em tributos. Já os contrários ao texto apontam a pressão de gastos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) com as doenças provocadas pelo produto, também conhecido como “vape”.

+ Nível de nicotina em cigarros eletrônicos é seis vezes maior do que em cigarros comuns, diz pesquisa

O relator do PL, senador Eduardo Gomes (PL-TO), já deu parecer favorável ao projeto, com alterações. Até o momento, ninguém votou.

Publicidade

Assuntos relacionados

Senado
Cigarro eletrônico
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade