Política

"Cela de Lula não tinha Smart TV", afirmam advogados de presidente na Lava Jato

Comparação entre celas é usada por aliados de Jair Bolsonaro, que pediu Smart TV em prisão na PF de Brasília, para ver notícias

Imagem da noticia "Cela de Lula não tinha Smart TV", afirmam advogados de presidente na Lava Jato
Advogados de Lula dizem que ele não tinha Smart TV na prisão, conforme alega defesa de Bolsonaro | Reprodução
• Atualizado em

Advogados de Lula, durante a prisão na Lava Jato, afirmaram ao SBT News que não havia sistema de Smart TV dentro da cela localizada na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A tecnologia para acesso a notícias e canais de streaming foi solicitada pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso no prédio da PF de Brasília. O pedido aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal.

“O presidente Lula só tinha acesso à TV aberta. Não era Smart TV. Além do mais, não havia internet”, afirmou à coluna o advogado Wadih Damous, que atualmente é presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em publicação em suas redes, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, afirma que “Bolsonaro pede a Moraes autorização para ter smart TV em prisão na PF, já que Lula também teve quando estava preso”. Além da comparação, Carlos usa uma foto de Lula assistindo televisão dentro de uma sala, mas em período em que já estava solto durante a campanha de 2022.

A coluna procurou policiais federais e advogados que atuaram na época, em Curitiba, além dos registros com a descrição de como era a cela de Lula na PF.

O local tinha 15 metros quadrados, banheiro privativo, uma televisão sem o sistema Smart, estante com livros, esteira para caminhada, mesa para refeição e uma cafeteira.

“Tinha TV aberta somente. Não podia usar internet nem telefone. E Lula não ficou choramingando. Leu muito e nunca pediu para abater suas leituras da pena”, respondeu outro advogado que atuou no caso, Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça, em referência ao pedido feito pela defesa de Bolsonaro para descontar pena a partir da leitura de livros.

A sala onde Lula ficou preso era usada para descanso de policiais federais de passagem em Curitiba durante missões. Para receber o ex-presidente, o lugar passou por mudanças. Havia um beliche que foi retirado para dar espaço a uma cama de solteiro. Três janelas davam vista ao pátio interno da PF.

Lula esteve preso de abril de 2018 a novembro de 2019.

Carlos Bolsonaro alega em post que Lula tinha Smart TV na cela; advogados negam | Reprodução
Carlos Bolsonaro alega em post que Lula tinha Smart TV na cela; advogados negam | Reprodução

Últimas Notícias