Brasil entra na reta final de preparação para COP30 e manifesta preocupação com metas climáticas globais
Na pré-COP, autoridades brasileiras destacam avanços na organização do evento em Belém e cobram mais ambição dos países na entrega das NDCs
Gabriela Tunes
Faltando um mês para a COP30 em Belém, o governo brasileiro reuniu autoridades nesta sexta-feira (10), em Brasília, para detalhar os preparativos da pré-COP, encontro que antecede a conferência da ONU sobre mudanças climáticas e tem o objetivo de adiantar as negociações internacionais sobre o tema.
O embaixador Maurício Lyrio explicou que o evento é uma etapa tradicional do processo da Convenção do Clima e serve para alinhar posições antes das decisões finais em Belém, no mês de novembro.
+ Câmara aprova projeto que transfere simbolicamente capital do Brasil para Belém durante a COP30
Segundo ele, o Brasil pretende concentrar as discussões em transição justa e no balanço global do clima, além de tratar de temas que envolvem a Convenção do Clima, o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lembrou que o Brasil iniciou sua preparação para sediar a COP30 ainda durante a candidatura apresentada no Egito, e que o país obteve avanços nas últimas edições do evento.
+ Mundo registra terceiro setembro mais quente da história
Segundo ela, a pré-COP servirá para fortalecer laços e definir posições mais claras sobre o que o Brasil pretende defender na conferência.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, ressaltou que esta é uma etapa importante de mobilização global, marcada por ações e mutirões realizados em diferentes países.
+ Lula diz que não faltarão quartos para participantes da COP30 e nega temer esvaziamento de evento
Hospedagem em Belém
Além das negociações, os organizadores abordaram a questão da hospedagem em Belém. Até agora, 162 delegações já estão credenciadas, número superior ao mínimo necessário para validar as negociações internacionais.
Segundo Corrêa do Lago, os preços dos hotéis na capital paraense vêm caindo e o governo está reservando quartos a valores mais acessíveis para países que ainda não fecharam hospedagem. Apenas 14 nações em desenvolvimento não entraram em contato até o momento.
+ Lula diz que COP30 não será do "luxo" e dormirá "num barco" após problemas de hospedagens em Belém
Redução de emissões: ritmo abaixo do esperado
Uma preocupação exposta pelos diplomatas é com o ritmo de entrega das novas metas nacionais de redução de emissões, conhecidas como NDCs. Apenas 101 países já sinalizaram que devem apresentar suas metas até novembro, número considerado abaixo do esperado, já que o Acordo de Paris tem 190 países signatários.
O prazo inicial para o envio das metas era fevereiro, mas foi prorrogado até o período da conferência, que será realizada em Belém.
+ União Europeia deve perder prazo climático da ONU para apresentar novas metas ambientais
A pré-COP acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, em Brasília, e vai reunir cerca de 50 delegações ara discutir os principais pontos que estarão na mesa da COP30, entre 10 e 21 de novembro, na capital do Pará.