Almoço nas férias: SP anuncia merenda para alunos da rede estadual em janeiro
Famílias que optarem pela refeição deverão manifestar interesse até o dia 12 de dezembro; veja como fazer


Camila Stucaluc
O governo de São Paulo informou, na quinta-feira (4), que irá abrir as escolas estaduais durante as férias de janeiro para oferecer almoço aos estudantes da rede. Mães, pais e responsáveis de alunos que optarem pela refeição têm até o dia 12 de dezembro para solicitar o atendimento.
O procedimento pode ser feito diretamente nas escolas ou por meio da Secretaria Escolar Digital (SED). O registro, segundo o governo estadual, é necessário para que cada unidade tenha conhecimento da quantidade de interessados na alimentação, preparando as refeições de acordo com a demanda.
“Durante o período de recesso, estarão abertas e com a possibilidade de almoço 3.700 unidades de ensino que ofertam a alimentação escolar de forma centralizada, ou seja, com contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente pelo estado, para alimentação destinada aos alunos da rede”, disse o governo.
Conforme o cronograma, o almoço será servido de segunda a sexta-feira, entre os dias 5 e 30 de janeiro, das 11h às 13h30. A estimativa é atender mais de 2 milhões de alunos – número de matriculados nas unidades que irão distribuir as refeições.
A opção de almoço nas férias foi baseada no recesso de julho de 2023, quando as unidades de ensino serviram mais de 160 mil refeições. Vista à alta demanda, uma vez que a merenda escolar é a principal refeição do dia para grande parte dos estudantes, a ação inspirou a abertura das escolas para oferecer almoço aos alunos nos dois períodos de férias escolares — julho e janeiro.









