Militares dos EUA dizem ter matado 4 homens em barco suspeito de tráfico no Pacífico Oriental
Comando Sul divulgou vídeo de 21 segundos que mostra embarcação explodindo; Reuters não conseguiu verificar imagens de forma independente

Reuters
Militares dos Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (4) que mataram quatro homens durante um ataque a uma embarcação suspeita de tráfico de drogas em águas internacionais do Pacífico Oriental.
Segundo comunicado divulgado no X (antigo Twitter), informações de inteligência indicaram que o barco “transportava narcóticos ilícitos” e seguia por uma rota amplamente conhecida por atividades de narcotráfico na região.
O Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM) publicou um vídeo de 21 segundos que, segundo a instituição, registra o momento do ataque. Nas imagens, a pequena embarcação aparece sendo atingida e, em seguida, explodindo em chamas no mar aberto.
De acordo com os militares, o alvo navegava em área internacional e representava risco operacional vinculado às redes de tráfico.
A agência Reuters informou que não conseguiu confirmar, de forma independente, o local nem a data da gravação do vídeo.
Ao realizar a checagem das imagens, também não foram encontrados registros anteriores semelhantes que sugerissem reaproveitamento de material.
O Pacífico Oriental é considerado uma das principais rotas marítimas usadas por organizações criminosas para transportar drogas da América do Sul em direção à América Central e do Norte.
Os Estados Unidos frequentemente realizam operações de interceptação na região.









