Publicidade
Política

Bolsonaro passa por endoscopia em Brasília; exame aponta inflamação no esôfago e gastrite

"Será intensificado o tratamento medicamentoso", diz boletim; médicos recomendam "moderação da fala, dieta regrada e repouso domiciliar"

Imagem da noticia Bolsonaro passa por endoscopia em Brasília; exame aponta inflamação no esôfago e gastrite
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Divulgação/Ton Molina/STF
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terá tratamento intensificado após endoscopia apontar inflamação no esôfago e gastrite moderada, diz boletim médico divulgado nesta quarta-feira (2). O ex-mandatário passou por exame na manhã de hoje, no Hospital DF Star, em Brasília.

+ Bolsonaro diz que tem "crises de vômitos" recorrentes e cancela compromissos em julho

Segundo comunicado, uma "endoscopia digestiva alta" revelou "presença de intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada". Médicos recomendam "moderação da fala, dieta regrada e repouso domiciliar", previsto para durar todo o mês de julho.

+ Bolsonaro ficará em repouso domiciliar durante o mês de julho

Leia boletim médico:

"Brasília, 2 de julho de 2025

Boletim Médico

Na manhã de hoje, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi submetido a uma Endoscopia Digestiva Alta no Hospital DF Star. O exame revelou a presença de intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada. Será intensificado o tratamento medicamentoso, que já havia sido iniciado há alguns dias. Seguem as orientações para moderação da fala, dieta regrada e repouso domiciliar.

Atenciosamente,

Dr. Claudio Birolini, Cirurgião Geral

Dr. Leandro Echenique, Cardiologista"

O próprio Bolsonaro compartilhou boletim desta quarta nas redes sociais. Mais cedo, ele postou que "soluços e vômitos constantes" o "impedem até de falar" e informou que agendas em Rondônia e Santa Catarina "ficam suspensas".

Problemas de saúde do ex-presidente

No último dia 21, Bolsonaro passou mal durante uma agenda em Goiânia, retornou para Brasília e foi diagnosticado com um quadro de pneumonia viral.

+ Moraes veta depoimento de filhos de Bolsonaro como testemunhas em ação da trama golpista

Ele se recuperou e, no domingo (29), participou de um ato na avenida Paulista, em São Paulo, em que se defendeu das acusações de tentativa de golpe de Estado e voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas para remover aderências no intestino e reconstituir a parede abdominal.

+ Advogado de Bolsonaro nega ao STF ter buscado informações sobre delação de Cid

Foi a sexta cirurgia do ex-presidente desde a facada sofrida por ele durante a campanha presidencial de 2018. Ele passou três semanas internado em um hospital particular de Brasília até receber alta médica.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade