Avião de Lula tem problema técnico e passa 5h sobrevoando o México
Aeronave que traria o presidente ao Brasil registrou falha na decolagem, informou a Força Aérea Brasileira
O avião presidencial que trazia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comitiva de volta ao Brasil apresentou problemas técnicos e passou 5 horas sobrevoando o México nesta terça-feira (1). O pouso aconteceu em segurança às 22h16 (horário de Brasília) na cidade do México, informou a Força Aérea Brasileira (FAB).
+ Veja fotos e conheça o avião de Lula que teve problema técnico ao decolar do México
A FAB informou mais cedo que a aeronave teve de gastar combustível, no ar e em movimento, para, depois, voltar à base aérea de onde decolou às 17h19 no horário de Brasília.
Lula e a comitiva estavam a bordo do Brazilian Air Force 1, um Airbus A319, designado como VC-1A pela FAB.
Em nota, a FAB informou que a falha ocorreu após a decolagem. No site Flight Radar, que registra rotas das aeronaves pelo mundo, foi possível acompanhar em tempo real o trajeto do avião de Lula, que voou em círculos.
Veja trajeto do voo de Lula momentos após a decolagem:
+Lula diz que governo vai repatriar brasileiros em todos os lugares necessários
De acordo com a FAB, os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso.
Não foram divulgados detalhes sobre quais falhas técnicas ocorreram no avião nem quando o presidente retornará ao Brasil.
Lula viajou ao México para participar da solenidade de posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum. O evento ocorreu nesta terça-feira (1º).
De qual aeroporto Lula decolou?
O avião de Lula decolou da base aérea militar de Santa Lucía, que fica junto ao Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (Aifa), conhecido como aeroporto de Santa Lucía pela proximidade com a base aérea. O complexo está localizado em Zumpango, no Estado do México, a 45 km Cidade do México.
A íntegra da nota da FAB
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.”