Veja fotos e conheça o avião de Lula que teve problema técnico ao decolar do México
Aeronave foi adquirida em 2005, na época do primeiro governo de Lula, e transportou outros ex-presidentes: Bolsonaro, Temer e Dilma
Lis Cappi
O avião presidencial que levou o presidente Lula (PT) e a comitiva brasileira para os Estados Unidos e para o México teve um problema técnico e não seguiu o roteiro de volta ao Brasil. A falha foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB), e obrigou o próprio presidente a mudar os planos: o retorno ao Brasil será feito em outro avião.
A situação aconteceu na noite desta terça-feira (1º) e, até a publicação desta reportagem, o avião seguia sobrevoando em círculos uma área no México.
+ Avião de Lula tem problema técnico e está há 2h30 sobrevoando o México; acompanhe o voo
A aeronave que apresentou o problema é um Airbus A319 ACJ, e tem 20 anos.
Por dentro, o avião da FAB tem capacidade para transportar 55 pessoas, incluindo a tripulação. A aeronave também é equipada com um sistema de vídeo e áudio, tem banheiro, chuveiro, quarto e cama de casal.
O avião ainda conta com uma sala de reunião com oito poltronas.
Valor do avião
A aeronave foi comprada em 2004 por R$ 159 milhões. À época, o Congresso Nacional chegou a aprovar a liberação do valor de forma excepcional para autorizar a compra. Ela chegou ao Brasil em 2005.
Atualmente, uma aeronave nova do mesmo modelo - Airbus A319 ACJ - pode chegar aos R$ 400 milhões.
Por ter sido comprado no primeiro governo Lula, o avião transportou todos os seguintes presidentes: Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
Em uma viagem à África do Sul, em 2013, a ex-presidente Dilma e outros quatro ex-presidentes utilizaram a aeronave para ir ao funeral do ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela.