Publicidade
Política

AtlasIntel: Lula é desaprovado por 51,4% e aprovado por 45,9% dos brasileiros

Rejeição alcançou maior percentual nos dois anos de governo do petista; criminalidade e economia estão entre principais preocupações da população

Imagem da noticia AtlasIntel: Lula é desaprovado por 51,4% e aprovado por 45,9% dos brasileiros
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu aprovação de 45,9% dos brasileiros em janeiro, enquanto outros 51,4% reprovaram seu trabalho. Os dados constam na nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada na terça-feira (11).

Ao todo, foram ouvidas 2.012 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2024. Na comparação com o levantamento anterior, a desaprovação de Lula subiu 1,6 ponto percentual (p.p), alcançando o maior nível registrado durante os dois anos de governo do petista. Já em relação à aprovação, o percentual caiu 1,9 p.p.

Aprovação de Lula ao longo dos meses | Divulgaçao/AtlasIntel
Aprovação de Lula ao longo dos meses | Divulgaçao/AtlasIntel

Dos entrevistados, 46,5% classificaram a gestão de Lula como “ruim” ou “péssima”. Outros 38,8% disseram que o trabalho do presidente é “ótimo”ou “bom”, e 15,6% consideraram a gestão “regular”. 0,1% dos participantes não soube responder.

A criminalidade e o tráfico de drogas estão em primeiro lugar no ranking de preocupação dos brasileiros (57,8%), seguido da corrupção (49,4%). O fator econômico também gera apreensão, sobretudo em relação à inflação, desvalorização do real e taxas de juros. Ao todo, 50% dos brasileiros estão preocupados com a economia em 2025.

Cenário eleitoral

Apesar da avaliação negativa, Lula segue como principal escolha dos brasileiros nas urnas. Em um cenário de eleição presidencial com os mesmos candidatos de 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, Lula alcançaria 44% dos votos, seguido de Bolsonaro, com 40,6% e Simone Tebet (MDB), com 4,9%.

+ Lula publica vídeo de bom dia usando boné "O Brasil é dos brasileiros"

Em uma suposta disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula receberia 41,1%, ante 26,2% do governador de São Paulo. O petista também sairia em vantagem caso enfrentasse Eduardo Bolsonaro (PL): 40% contra 24,2%, respectivamente.

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Lula
Pesquisa
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade