Após suspender Rumble, Moraes tira sigilo do processo de Allan dos Santos
Documentos mostram tentativa de extradição do blogueiro bolsonarista, que mora nos Estados Unidos

Caio Crisóstomo
Com a decisão de suspender a plataforma Rumble no Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo de um processo contra o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.
+ Ministro Alexandre de Moraes desativa conta no X
Parte dos documentos acessados pelo SBT News mostram a tentativa de extradição de Allan dos Santos desde 2022 pelo governo brasileiro. Alvo de diversos pedidos de prisão, o blogueiro vive nos Estados Unidos, mas continua usando algumas redes sociais e plataformas, incluindo a Rumble, para atacar o STF e o ministro Alexandre de Moraes.
O processo mostra pedidos de informações complementares do governo dos EUA e da Interpol para prosseguir a extradição. A alegação da Polícia Federal é de que Allan seria integrante de uma organização criminosa e teria praticado o crime de lavagem de dinheiro.
As informações fornecidas pelo governo brasileiro, contudo, não esclarecem como os supostos crimes foram cometidos, o que impede a inclusão do nome do bolsonarista na lista vermelha da Interpol.
Segundo apurou o SBT News, há uma expectativa na PF de que com o brasileiro Valdecyr Urquiza na chefia da Interpol, o caso avance.
+ Saiba o que é o Rumble, aplicativo que está processando Alexandre de Moraes nos EUA
A Rumble é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que se considera defensora da liberdade de expressão e possui uma política de moderação mais flexível, quando comparada a concorrentes como o YouTube.