Após ligação de Lula, China declara apoio à defesa da soberania brasileira
Porta-voz do governo chinês afirma que o país se opõe ao unilateralismo, em meio à tensão comercial causada pelas tarifas de 50% imposta pelos EUA

Vicklin Moraes
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou nesta terça-feira (12) que o país apoia a defesa da soberania brasileira. A declaração foi feita após uma ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping.
“A China apoia o Brasil na defesa de sua soberania e na salvaguarda de seus interesses legítimos. Os países devem se unir e se posicionar claramente contra o unilateralismo e o protecionismo”, disse Mao Ning.
As declarações ocorrem em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Como alternativa, o governo brasileiro busca estreitar relações comerciais com a China, visando novos acordos e ampliação de mercados.
A porta-voz também afirmou que a China está pronta “para trabalhar com o Brasil para dar o exemplo de união e força entre os principais países do Sul Global e construir um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”.