Após falas de Lula sobre não cumprir meta fiscal, Haddad diz que declarações foram tiradas de contexto
Ministro reforçou o compromisso do governo com o arcabouço fiscal
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (16) que as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o governo não ter obrigação de cumprir a meta fiscal foram tiradas de contexto e que o governo segue com compromisso com o arcabouço fiscal.
+ Lula diz que não é obrigado a cumprir déficit zero se "tiver coisas mais importantes a fazer"
Na manhã desta terça (16), em entrevista à TV Record, Lula disse que se tiver “coisas mais importantes para fazer”, um pequeno déficit fiscal não trará problemas para a economia brasileira. Apenas alguns trechos da conversa com o presidente foram divulgados. A entrevista completa vai ao ar nesta noite.
"O problema é que, quando você solta uma fala descontextualizada, você gera desnecessariamente uma especulação em torno do assunto", disse Haddad na saída do ministério da Fazenda.
+ Haddad atrela má avaliação da economia à desinformação: "temos um desafio de comunicação"
Então ele citou uma outra fala de Lula para reforçar o compromisso do governo com o assunto e sobre a experiência do presidente em gerir as contas públicas.
“Vamos fazer o que for necessário para cumprir o arcabouço fiscal. Eu dizia na campanha que íamos criar um país com estabilidade política, jurídica, fiscal, econômica e social. Essa responsabilidade, esse compromisso — posso dizer para você como se tivesse dizendo para um filho meu, para a minha mulher —, responsabilidade fiscal eu não aprendi na faculdade, eu trago do berço", afirmou o presidente.
Questionado se a meta fiscal poderia ser alterada após os números citados por Lula, ele rebateu: “ele falou que pode ser 0,1%. Isso está, inclusive, dentro da banda [do arcabouço fiscal]“.