Apenas três estados divulgam informações completas sobre emendas, mostra levantamento
Falta de transparência também é apontada nas obras públicas; somente dois estados permitem acompanhamento integral da execução e dos gastos

SBT News
Um levantamento produzido pela Transparência Internacional Brasil, divulgado nesta terça-feira (30), revelou falhas graves na transparência das obras públicas e das emendas parlamentares recebidas e pagas pelos estados.
De acordo com o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), apenas três estados brasileiros divulgam informações completas sobre emendas estaduais: Acre, Distrito Federal e Minas Gerais. Já no caso das obras públicas, somente Ceará e Goiás permitem acompanhamento integral da execução e dos gastos.
+ Família de Bolsonaro avalia internação do ex-presidente após novas crises de soluços e vômitos
+ "Quando eu for conversar com Trump, vou levar Janja", brinca Lula
“Diante do aumento expressivo dos recursos destinados às emendas parlamentares e dos riscos de corrupção associados, preocupa que a maioria dos estados ainda não divulgue informações completas sobre o tema. O quadro se repete em obras públicas, onde faltam dados básicos sobre execução e gastos. Garantir transparência nessas áreas é urgente para fortalecer o controle social e proteger o interesse público”, afirmou Renato Morgado, gerente de programas da Transparência Internacional Brasil.
O ITGP 2025 avaliou 106 critérios de transparência e atribuiu notas entre zero e 100 aos estados. A partir dessas pontuações, os governos foram classificados em cinco faixas: “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. A média nacional foi de 69,8 pontos, considerada “boa” pela metodologia.
Veja o ranking:
