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Brasil enfrenta apagão de engenheiros e evasão recorde nas universidades

Número de formandos caiu 34% em 5 anos; déficit de profissionais já passa de 75 mil

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Maria Eduarda tem 22 anos e está no terceiro semestre de Engenharia de Produção. Cheia de expectativas, ela vê no curso uma oportunidade de futuro. “É uma área que sempre vai precisar, que oferece uma remuneração boa e muitas conexões profissionais. Engenharia é um ramo que dificilmente deixa alguém desempregado”, conta.

No mesmo caminho, Nicole se prepara para representar o Brasil em uma competição internacional. Para ela, a vivência no laboratório e o aprendizado em equipe são fundamentais para o futuro da profissão.

Mas o entusiasmo das duas estudantes é exceção. Os números mostram um cenário preocupante: de 2015 a 2023, as matrículas em cursos de Engenharia recuaram 25%, caindo de pouco mais de 1 milhão para 763 mil, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

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O presidente da entidade, Vinícius Marchese, alerta que a metodologia ultrapassada e excessivamente teórica das faculdades não dialoga com as novas gerações. Além disso, a base frágil no ensino da matemática agrava a evasão.

Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica apontam que, em 2023, apenas 7,7% dos alunos saíram do ensino médio com aprendizado satisfatório em português e matemática — índice menor que o de 2013.

O impacto já chega ao mercado: 65% dos alunos de Engenharia na rede privada abandonam o curso. O déficit ultrapassa 75 mil profissionais. Em 2018, 125 mil alunos concluíram a graduação. No ano passado, foram apenas 82 mil.

Para Vagner Barbeta, reitor da FEI, uma das principais escolas de Engenharia do país, parte da evasão está ligada ao ensino a distância. Ele defende a aproximação dos estudantes com empresas desde os primeiros semestres para fortalecer a prática e estimular a permanência nos cursos.

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