Poder Expresso: Entenda o que está em jogo na reta final do julgamento sobre tentativa de golpe no STF
Programa desta terça (21) também aborda a proposta do governo para fechar o Orçamento de 2026
SBTNews
O Poder Expresso acompanha o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o núcleo 4 da tentativa de golpe, conhecido como o núcleo da desinformação. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de todos os réus, seguindo o pedido da Procuradoria‑Geral da República (PGR) sobre a atuação articulada para minar o sistema eleitoral.
+ Tentativa de golpe: Moraes e Zanin votam para condenar todos os réus do núcleo 4; Fux fala agora
Moraes também propôs a reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), sob a suspeita de envolvimento na mesma infraestrutura de desinformação e golpe.
No voto, o ministro afirmou que os réus integraram uma organização criminosa armada, com “13 atos executórios” para atacar instituições democráticas e preparar a ruptura do Estado-Democrático de Direito.
O ministro Cristiano Zanin acompanhou entendimento do colega. Com isso, o placar ficou em 2 a 0 para culpar os investigados.
A sessão da Primeira Turma do STF retornou por volta das 14h com a manifestação do voto do ministro Luiz Fux. O desenrolar dessa fase será decisivo para a consolidação de jurisprudência sobre crimes de golpe e desinformação estruturada e a expectativa é que o julgamento acabe nesta terça-feira (21).
O programa de hoje vai acompanhar trechos dos votos dos ministros que ainda não se manifestaram e, ainda, entender as repercussões políticas da proposta de Moraes para retomar a investigação de Costa Neto.
O programa ainda aborda os seguintes temas:
- Motta faz votação da urgência de projeto que proíbe cobrança de 'mala de mão' em voo
- Haddad diz que governo vai definir hoje proposta para fechar Orçamento de 2026
- Lula escolhe Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da República antes da viagem para a Malásia
O Poder Expresso é transmitido de segunda a sexta-feira, entre 15h30 e 17h30, no canal do SBT News no YouTube.