Política

Poder Expresso: Entenda o fim do vínculo da poupança com o crédito imobiliário anunciado pelo governo

Programa desta sexta (10) ainda aborda o início do cessar-fogo entre Israel e Hamas após dois anos

• Atualizado em
Publicidade

O Poder Expresso de hoje destaca o anúncio do governo de que os direcionamentos obrigatórios da poupança para crédito imobiliário serão eliminados de forma gradual. A medida representa uma mudança nas regras que atrelam recursos da poupança a financiamentos habitacionais.

+ Governo altera o uso da poupança para financiamento da casa própria

Nesta sexta-feira (10), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo alegou que o novo modelo de crédito imobiliário lançado pelo governo vai contribuir para a potência da política monetária.

A mudança é anunciada em meio à queda crescente dos depósitos em caderneta de poupança, que têm baixa rentabilidade em relação a demais aplicações.

A decisão visa dar mais liberdade ao uso dos recursos acumulados pelos poupadores, reduzindo as amarras que obrigavam parte dos depósitos da poupança a serem aplicados diretamente no setor imobiliário.

Atualmente, 65% dos depósitos da poupança precisam ser direcionados ao crédito imobiliário e outros 20% são obrigatoriamente recolhidos no BC.

O governo indica que a medida será implementada em etapas, com prazos e transições para preservar o equilíbrio das políticas habitacionais e proteger contratos em curso.

O programa de hoje vai repercutir os efeitos esperados para o mercado imobiliário e entender o que muda para o bolso do cidadão brasileiro.

O programa ainda aborda os seguintes temas:

- Luis Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

- Acordo de paz entre Israel e Hamas entrou em vigor nesta sexta (10)

- Maria Corina Machado recebe o prêmio Nobel da Paz 2025

O Poder Expresso é transmitido de segunda a sexta-feira, entre 15h30 e 17h30, no canal do SBT News no YouTube.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade