Anielle Franco é eleita pela Time uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração
Ministra foi a única brasileira citada na lista e teve a homenagem escrita por Sonia Guajajara
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração pela revista norte-americana "Time". A política é a única brasileira citada na lista, divulgada na noite de quarta-feira (2).
Anielle é irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi morta a tiros em uma emboscada em 2018, ao lado do motorista Anderson Gomes. No ativismo desde nova, Anielle estudou jornalismo e foi responsável pela criação do Instituto Marielle Franco – focado em potencializar mulheres negras, periféricas e pessoas LGBTQIA+.
A homenagem à Anielle publicada pela Time foi escrita por outra integrante do governo, Sonia Guajajara, da posta dos Povos Indígenas. Em seu texto, a ministra ressaltou que Anielle é para muitos no Brasil “um farol de esperança e resiliência”.
"Das ruas vibrantes da favela da Maré, no Rio de Janeiro, que moldaram o seu ativismo, aos corredores do poder executivo em Brasília, a sua jornada é de força inabalável. Após o doloroso assassinato público de sua irmã Marielle Franco, Anielle transformou a dor em ação. Hoje, ela defende comunidades marginalizadas”, escreveu Sonia.
Em comunicado, Anielle agradeceu o título, dedicando-o a todas as mulheres negras e às periferias do Brasil. Para ela, o reconhecimento é um reflexo do trabalho coletivo por uma sociedade onde a igualdade racial e a justiça social sejam realidade.
Essa é a segunda vez que Anielle é citada pela Times. Em 2023, a ministra foi eleita como uma das "mulheres do ano”. Na data, a revista destacou o trabalho da ministra envolvendo a igualdade para os brasileiros negros e mestiços, que representam 56% da população, e para as minorias indígenas e asiáticas do país.