Política

Alcolumbre diz que conversará com Hugo Motta sobre PEC que limita decisões monocráticas no STF

Texto está parado na Câmara desde 2024 e voltou ao debate após decisão de Gilmar Mendes sobre pedidos de impeachment de ministros do Supremo

Imagem da noticia Alcolumbre diz que conversará com Hugo Motta sobre PEC que limita decisões monocráticas no STF
O presidente da Câmara, Hugo Motta (à esquerda), e o presidente do Senado (Davi Alcolumbre (à direita) | Lula Marques/Agência Brasil
,

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta quinta-feira (4) que irá conversar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a PEC 8/2021, que proíbe decisões monocráticas em tribunais, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em outubro de 2024 e está parada há mais de um ano.

Indagado por jornalistas sobre o andamento da matéria, Alcolumbre respondeu que “o presidente Hugo Motta está cuidando dessa PEC”. Também indicou desconhecer a definição de um relator. Ao ser lembrado de que o texto segue travado, afirmou: “Eu vou falar com o presidente Hugo e respondo vocês”.

A discussão ganhou força após o ministro do STF Gilmar Mendes determinar, individualmente, que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode apresentar ao Senado pedidos de impeachment de ministros da Corte.

A decisão será avaliada pelo plenário do STF a partir de 12 de dezembro, em sessão virtual que decidirá se ela será mantida ou derrubada.

Últimas Notícias